imag

imag

Eu

Fé, Amor e tudo aquilo em que acreditamos só valerão à pena, se for capaz de nos transformar em pessoas melhores!
"Quando olho para mim, não vejo como me salvar, mas quando olho para cristo não vejo como me perder." (Lutero)

domingo, 20 de março de 2011

catástrofe





Mais uma catástrofe
Sempre que catástrofe como essa do Japão acontece, tudo aquilo que acreditamos e conhecemos é posto a prova. É mais fácil às vezes colocarmos a culpa em uma suposta “justiça divina”.Me faz lembrar do Hait. Por qualquer critério de justiça, os haitianos deveriam constar entre os últimos a receberem os ataques da fúria divina. Não é necessário repassar os índices da miséria que os assola; miséria crônica, injusta, maligna. No Haiti, a mortalidade infantil é campeã e a anarquia política contribui para que a pouca riqueza seja pessimamente distribuída. Como poderia vir sobre este povo tão sofrido um terremoto de proporções épicas? Qual o sentido de matar indiscriminadamente feiticeiros anônimos, a preciosa Zilda Arns, bebês, empregados da ONU que lutavam pela paz, turistas e soldados brasileiros?
Quando recebi a notícia do terremoto no Japão, fiquei sem ação. O Japão fica longe. Impotente, procurei expressar meu pesar. Chorei diversas vezes diante da televisão. Atropelado por cenas horrorosas tentei mais de uma vez, coordenar minhas convicções, ligar os pontos de minha espiritualidade, descer do pedestal de minha verdade. Naquele momento frágil, vi que era necessário, pelo menos, esvaziar afirmações simplistas que formaram o chão de minha fé por muitas décadas. Diante de cenas grotescas, continuar com as mesmas declarações não só me distanciaria do sofrimento humano, como deformaria ainda mais a minha relação com Deus.
Sei que não adianta explicar nada. As trincheiras estão formadas. Entendo que não converterei ninguém – e nem estou interessado nisso. Entretanto, como a internet é veículo de comunicação rápido, também é suscetível a deturpações. Devo tentar debulhar melhor alguns pensamentos – talvez acirre ainda mais os ódios e as incompreensões, mas acho que vale a pena.
Procurarei esboçar ponto por ponto. ...
1. Os mistérios insondáveis.  Vale lembrar que mistérios não são explicáveis e um terremoto hoje em dia é facilmente explicado. Sinceramente, não acredito que a fé se perde diante de perguntas difíceis. Pelo contrário, se alguma convicção não se sustentar diante do inquiridor mais feroz, talvez não mereça continuar. Perguntas podem levar a novas perguntas e a outra e outras. Mesmo que fiquemos sem resposta, o aprofundamento das questões e a busca por mais respostas é por si só, fascinante.
Certa vez vi meu pastor abraçar uma irmã e chorar junto com ela,quando ela buscava razões pra explicar a morte precoce e brutal de Seu filho, não entendi mas depois percebi que há momentos em que palavras não resolvem!”Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;” (Romanos 12:15)
Não acredito que catástrofes sejam fruto de uma “fúria divina”, primeiro que não acredito que Deus se enfureça ou se ire porque isso é atribuir limitações a Deus, segundo todas as vezes que Deus manifestou sua justiça contra um povo ele jamais julgou todos de forma indiscriminada ou seja como pode Deus destruir igrejas, templos,matar crianças e ate servos que estavam fazendo sua obra? Não da pra acreditar nisso Deus é muito mais que isso.  ate porque estas coisas já foram preditas pelo próprio Deus:

“Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.” (Mateus 24:7)
O texto não quer dizer que Deus vai intervir ou manipular a história para que tudo isso aconteça mas diz “se levantará e não levantarei” e diz “haverá terremotos e não provocarei terremotos”. Deus apenas predisse aquilo que já sabia afinal Ele tudo sabe.  
Deus não pode ser pego de surpresa logo não iria se enfurecer e com certeza tem tudo sob controle e tenho mais certeza ainda de que não é de sua vontade a morte e o sofrimento de milhares de pessoas como tem sido,o que acontece é que estamos debaixo da lei da semeadura ‘ não se engane aquilo que o homem plantar isso também ceifará’ estamos a cada dia colhendo as conseqüências de nossos atos que muitos alem de errados são pecaminosos . Mas e ai está tudo perdido? Não!
Quando aconteceu aquela catástrofe na região serrana do Rio onde mais de 800 pessoas morreram, me perguntaram “porque Deus não fez nada ?” Onde você ver Deus nisso tudo?
Realmente é difícil e entendo a dor e comoção nesses momentos, mas não dar pra culpar a Deus em tudo em que não podemos explicar ou entender! “ A pergunta esta errada” respondi. A pergunta certa é o que Deus Pode fazer agora que tudo aconteceu! ‘E Ele pode muito! E sabe onde vejo Deus nisso tudo?
Eu o vejo na solidariedade na união na reconstrução no Amor ao próximo que vem á tona após anos de esquecimento , na valorização da Vida “quanta vontade de Viver!” Deus dotou o ser humano de uma capacidade incrível que é Reconstrução ! O homem só, se torna uma arma autodestrutiva , voltemos ao Deus que nos Ama nos criou,o busquemos enquanto se pode achar porque só  Ele para transformar nossa natureza .Eu não conheço esse Deus vingativo e sem controle que alguns querem apresentar se fazendo valer do sofrimento alheio. Afinal Jesus quando veio disse “eu vim para que tenham VIDA”. Alias quem veio para matar e destruir foi nosso adversário.
 Acima de tudo eu vejo Deus dizendo “ Valorize a Vida” Porque Eu vim para que tenham Vida e a tenham com Abundância!” (João 10:10)
Ainda bem que: Deus não nos ama menos por que fracassamos, nem mais porque triunfamos o amor de Deus nunca cessa” !

Nenhum comentário:

Postar um comentário